“Uma caminhada na Natureza pode ter dois sentidos: um para o destino escolhido e o outro para dentro de si mesmo.”
Marcus Pavani

A caminhada em silêncio é uma meditação feita na natureza. Meditar não é pensar, é entrega, presença e contemplação. A respiração é consciente e sincronizada com o ritmo dos nossos passos. Produz equilíbrio e serenidade. Caminhar em silêncio é uma oportunidade de viver o presente e sentir com intensidade a natureza no caminho.


“De repende me dei conta de que os momentos de silêncio eram os melhores em que podia me comunicar com Deus."
Gandhi

Explicando o título "OS DO CAMINHO"

- EXPLICANDO O TÍTULO " OS DO CAMINHO " -
O trecho está em Atos 9, 2. Depende a tradução, mas já vi: "seguidores do Caminho", e "os do Caminhos" (mais crua), e "pertencentes ao Caminho".

Ferreira de Almeida: At 9, 1-2Entretanto, Saulo, ameaçador e desejoso de destruir todos os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao supremo sacerdote, em Jerusalém, pedindo-lhe que lhe fosse passada uma carta credencial dirigida às sinagogas de Damasco, exigindo a cooperação destas na perseguição de quaisquer seguidores do Caminho que Saulo aí encontrasse, tanto homens como mulheres, para que pudesse levá-los acorrentados para Jerusalém.

Na Bíblia da Cnbb está: "adeptos do Caminho"
Em ingles, em algumas traduções é: (those) who belonged to the Way (adeptos do caminho)

LEIA SEMPRE O CAMPO DIREITO DO BLOG

LEIA SEMPRE O CAMPO DIREITO DO BLOG
LEIA SEMPRE O CAMPO DIREITO DO BLOG "INFORMAÇÕES ÚTEIS"
[Bota2.jpg]


Nós agora temos a nossa! Valeu Marcos você é demais!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"Sobre meias"


http://lh4.ggpht.com/zancanaro/SBNWnFAMgZI/AAAAAAAAA2E/n5QJ0SzPwTI/DSC08363.JPG?imgmax=512
 imagem aqui

Olha aí galera do "Quem não anda desanda-Os do Caminho-"
Marcos nosso querido coordenador me mandou essa informação sobre meias e  caminhada. Super importante para nós caminheiros de plantão...rsrsrsrsrsr!!!
E diga-se de passagem eu particularmente sou um zero à esquerda á respeito de dessas dicas. Fiz as maiores bolhas nos meus calcanhares na caminhada do "Parque Ecológico". 
 Primeiro porque meu ou minha botinha  estava novinha em folha e a pessoa que vos escreve não sabia (até que sabia), que teria que me proteger da bolhas, que, com certeza poderiam ser adquiridas...conclusão da história!!! ganhei duas bolhas enormes nos meus pés. Foi mal, pois o Arsenio marido meu bem que me avisou"por isso eu até que sabia"...mas, eu não fiz o que ele mandou.
 Segue então a matéria, pois meias são fundamentais para uma caminhada com sucesso::..

Tudo o que você precisa saber sobre Meias para seu Trekking

As meias são talvez o equipamento mais negligenciado pelos montanhistas atualmente. Já vi muita gente gastar rios de dinheiros com uma famosa bota importada e pelo outro lado comprar aquele pacotinho de 3 meias de algodão que vendem em qualquer loja de departamento. O que eu vejo é que tem muita gente que não sabe ou ainda não percebeu que as meias são de fundamental importância! Não adianta nada você possuir um bom calçado, se não usar uma meia adequada.

Os dois principais problemas que acometem os pés de nós montanhistas, e que com a escolha adequada de uma meia pode a vir minimizar o problema ou a sua ocorrência são: as bolhas que são causadas pelo atrito da pele do pé com calçado e também a frieira que é conhecida vulgarmente como pé-de-atleta que é uma infecção da pele que é causada por fungos e que atinge a região dos pés, principalmente entre os dedos. As frieiras surgem também por conta do atrito, da umidade, do suor excessivo e da falta de asseio.

Ainda hoje a grande maioria das pessoas usa meias de algodão em suas aventuras, mas o algodão não é nada bom para a nossa atividade, pois essas meias acumulam muito líquido proveniente no suor de nossos pés, fazendo com que os mesmos fiquem completamente encharcados dentro da bota ou do tênis. E essa umidade fatalmente irá resultar em bolhas e frieiras ou até mesmo infecções e micoses.

A maioria das pessoas são muito criativas no uso das meias, só que a maioria das coisas que são feitas não tem muito sentido, por exemplo: Já vi muita gente comprar bota 2 números maior para usar três meias de algodão juntas. Também já vi um doido usando duas meias e no meio das duas um saquinho plástico de mercado! É muita criatividade para uma pessoa só! Ele pensava que estava impermeabilizando a meia, o que é verdade, mas esqueceu que seu pé também transpira e precisa respirar.

Um tipo de meia bastante usado em trekking são as meias de Lã comum, que são bem grossas e confortáveis, mas não podemos esquecer que moramos em um país tropical e precisamos ter o cuidado de não esquentar muito nossos pés para não aumentar ainda mais a transpiração. Outro problema das meias de Lã comum é que elas absorvem cerca de 30% de seu peso em umidade, o que seria bom em um trekking curto e em ambiente seco, mas se o uso for mais prolongado parte do suor ficará retido na meia até o ponto de saturação e após isso o seu pé começará a ficar úmido.

Eu pessoalmente usava duas meias, uma meia social bem fininha em baixo e uma mais grossa de algodão por cima, nessa época eu achava que estava fazendo certo, pois pensava que a meia fina me daria um conforto maior, ia diminuir o atrito do meu pé com a bota e também ia fazer o transporte do suor para fora deixando meu pé mais seco, mas não era isso o que acontecia e o meu pé sempre ficava molhado o que favorecia a ocorrência das bolhas e micoses.

Muita gente ainda usa esse artifício hoje em dia, mas não é nada bom, pois além do pé ficar molhado essas duas meias me incomodava bastante. Normalmente as meias comuns têm uma costura onde ficam os dedos, agora imagine duas costuras juntas dentro de uma bota roçando em seus dedos durante um trekking mais longo. Outro efeito não desejado é que os elásticos dessas meias vão ficando cada vez mais frouxos e normalmente a meia fina tem a tendência de afrouxar mais rápido e por esse motivo era muito comum a meia fina escorregar totalmente sobre a meia de algodão fazendo um bolo de meia na ponta dos meus dedos. Nesse caso eu tinha que tirar a bota para ajeitar as meias ou ficar em tempo e tempos tendo que puxar as meias para cima, antes que as mesmas escorram para dentro da bota.


Características da meia ideal:

Abaixo uma listagem de características imprescindíveis de uma meia de qualidade para nossas aventuras:

   Fazer eficientemente o transporte do suor do seu pé para o exterior deixando seu pé completamente seco, pois pés molhados propiciam a ocorrência de bolhas, micoses, frieiras, etc;
   Não ter costura, pois a costura pode machucar o pé pelo atrito prolongado;
   Tem uma boa compressão e o ideal é ter vários pontos de compressões diferentes para cada parte do pé e do tornozelo.
   Ser macia e confortável por dentro e resistente a abrasão por fora;
   Esquentar o pé no clima frio e ainda continuar eficiente no transporte do suor;
   Minimizar o atrito do pé com o calçado;
   Ser confortável;
   Ser antibacteriana.

Atualmente estou usando a “Meia TriLayer Midweight Hiker Men's” para lugares de clima mais frio e a “Meia TriLayer Light Hiker Men's” para lugares quentes, ambas meias são desenvolvidas pela marca espanhola Lorpen que é distribuída no Brasil pela Pró Ativa. Essas meias são um pouco mais caras, mas possuem todas as características citadas acima além de possuir uma grande durabilidade fazendo que com o tempo você recupere seu investimento. Essas meias são altamente tecnológicas e são desenvolvidas com a idéia três (3) de camadas.

Meia TriLayer Midweight Hiker Men's

   1- Camada Interna: feita de Coolmax® que é uma fibra sintética (poliéster hidrófobo): essa camada tem a função de fazer o transporte a umidade dos pés desta camada para a segunda camada, deixando os pés livres da umidade.

   2- Camada Intermediária: fibra natural (hidrófila): absorve a umidade e deixa-a evaporar facilmente. O Tencel® (anti-bacteriano natural) é mais usado para Primavera e Verão, enquanto que a Lã de Merino é mais recomendada para Outono e Inverno ou para lugares mais frios.

   3- Camada Exterior: feita de Nylon (Poliamida). Proteção contra abrasão


TriLayer a tecnologia de 3 Camadas


Tecnologias:

   Tencel® é uma fibra de celulose feita a partir da polpa de madeira, um recurso natural e renovável que é retirado de florestas gerenciadas e auto-sustentáveis. Tencel® é feito usando-se nano-tecnologia, o que faz com que as fibras possuam alto poder de absorção e evaporação da umidade, sendo a fibra natural de maior eficiência. Além disso, o Tencel® possui características que o fazem um inibidor da proliferação de microorganismos natural.

   Coolmax® é uma fibra de tecnologia única, especificamente desenvolvida para manter os usuários secos e confortáveis. Feito de poliéster, o Coolmax® possui uma grande área superficial. Esta fibra especial de 4 ou 6 canas cria um sistema de transporte que puxa a umidade para longa da pela com isso a umidade evapora e portanto termo-regula os pés.

   Lã de Merino é uma lã muito fina do pelo da ovelha merino, originalmente criada na Espanha e mais tarde na França e em outros países Europeus. Hoje em dia é criada sobretudo na Austrália. A Lã de Merino é utilizada em meias em função de suas fibras longas e sedosas, que aquecem os pés e não causa coceira, o que é uma característica de outros tipos de lã.fonte aqui


A caminhada

Caminhámos
Em jardins floridos
Em beijos sentidos
Com promessas sem fim
De amores proibidos

Caminhámos depressa
Por avenidas
De acácias flamejantes
Por veredas rochosas
Com espinhos penetrantes
…Mas caminhámos
E caminhámos depressa!...

As tuas sementes
No meu ventre germinaram
Em em gritos de dor
Dele brotaram
Rebentos de amor

Ao caminhar, corremos
E amámo-nos à pressa
Entre choros de crianças
E deveres por cumprir
Imensidões percorremos

Amámo-nos com paixão
Num compasso de gemidos
De corpos suados
De paixões escaldantes
Em prazeres merecidos

Caminhamos com a serenidade
Dos deveres cumpridos
E amamo-nos
Em corpos apetecidos
Tantas vezes doridos

Nesta longa caminhada
Voltaremos a meninos
Corpos entorpecidos
E em jogos imaginários
De pião e da apanhada
Com voz trémula
Te direi
Que quero ser
Tua namorada

Por jardins etéreos
De mão dada
Seguiremos…
A Caminhada!...



http://www.adelaide-monteiro.blogspot.com




Beijos meus,
cheio de luz, paz, amor, fé e esperança!
Rosane!


2 comentários:

  1. Ô beleza de poeminha! E a foto, então? Tudo de bom, heim? Meu abraço cheio de carinho, viu?

    ResponderExcluir
  2. estamos reunidos para definir o novo percurso da caminhada programada para 20 de fevereiro.
    beijos ROSANE

    ResponderExcluir