“Uma caminhada na Natureza pode ter dois sentidos: um para o destino escolhido e o outro para dentro de si mesmo.”
Marcus Pavani

A caminhada em silêncio é uma meditação feita na natureza. Meditar não é pensar, é entrega, presença e contemplação. A respiração é consciente e sincronizada com o ritmo dos nossos passos. Produz equilíbrio e serenidade. Caminhar em silêncio é uma oportunidade de viver o presente e sentir com intensidade a natureza no caminho.


“De repende me dei conta de que os momentos de silêncio eram os melhores em que podia me comunicar com Deus."
Gandhi

Explicando o título "OS DO CAMINHO"

- EXPLICANDO O TÍTULO " OS DO CAMINHO " -
O trecho está em Atos 9, 2. Depende a tradução, mas já vi: "seguidores do Caminho", e "os do Caminhos" (mais crua), e "pertencentes ao Caminho".

Ferreira de Almeida: At 9, 1-2Entretanto, Saulo, ameaçador e desejoso de destruir todos os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao supremo sacerdote, em Jerusalém, pedindo-lhe que lhe fosse passada uma carta credencial dirigida às sinagogas de Damasco, exigindo a cooperação destas na perseguição de quaisquer seguidores do Caminho que Saulo aí encontrasse, tanto homens como mulheres, para que pudesse levá-los acorrentados para Jerusalém.

Na Bíblia da Cnbb está: "adeptos do Caminho"
Em ingles, em algumas traduções é: (those) who belonged to the Way (adeptos do caminho)

LEIA SEMPRE O CAMPO DIREITO DO BLOG

LEIA SEMPRE O CAMPO DIREITO DO BLOG
LEIA SEMPRE O CAMPO DIREITO DO BLOG "INFORMAÇÕES ÚTEIS"
[Bota2.jpg]


Nós agora temos a nossa! Valeu Marcos você é demais!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

- Segunda caminhada 2011 -

Boa noite amigos(as) do grupo "Quem não anda desanda-OS DO CAMINHO-".
Nossa caminhada ontem dia 23/01/2011 com certeza foi um sucesso.
 Sucesso esse que devemos  primeiro a Deus, que junto caminhou conosco. Pois o dia amanheceu assim


 Céu azul, poucas nuvens , natureza perfeita para dar início  à nossa 2ª  caminhada de 2011.
Melhor ainda pois éramos, se não me falha a memória, 47 pessoas

 Começamos com a surpresa de Marcos e Fica estendo a faixa do com o nome do nosso grupo, que ficou lindíssima e muito bem pensada.




 Diz aí se não foi uma excelente ideia. E com certeza outras ideias viram para serem agregadas ao Grupo.

 Bom faixa colocada agora chegou a hora de partir rumo a nossa trilha tão esperada por todos.
Mas antes jamais em tempo algum devemos nos esquecer de aquecer o corpo com um bom alongamento. e desta vez tivemos a honra de termos em nosso grupo
 esses dois casais de São Paulo, os que estão à esquerda de Marcos, fazendo a apresentação. Eles fazem parte de um grupo de Peregrinos que leva o nome::..
ACACS-SP Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela-São Paulo-Brasil tem como objetivo principal dar todo o apoio àqueles que desejam percorrer em peregrinação o Caminho de Santiago e para tanto nosso papel é: informar,credenciar,apoiar e orientar os futuros peregrinos e tem feito isso através de palestras, caminhadas preparatórias, atendimento pessoal, atendimento telefônico e por e-mail.

 Manoel e Vera o primeiro senhor ao lado desse garoto lindo e a sua esposa a ultima da foto.

 ou olhem eles aí. 
Uma simpatia de pessoas. O companheiro deles foi quem fez conosco o alongamento para podermos partir, vejam o companheiro do Sr Manoel 


 Começando o alongamento.

Que pessoa super maravilhosa e  despojada, que ao longo do caminho foi nos ensinando vários truques para termos uma boa caminhada.
 E aqui fica nosso eterno agradecimento aos casais que nos honrou sua presença em nosso grupo, da
 ACACS-SP Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela-São Paulo-Brasil

 

e a galera toda comportada fazendo direitinho, força Creusa , força Marcos... aí pessoal pois o caminho é longo...

 Vamos conferir...água bem geladinha na mochila da esposa Nena...mas e kadê a mochila do esposo Orlando??? que folga!!! rsrsrsrsrsrsrs...

 Olha só o charme da pessoa "sempre impecável" essa amiga de todos nós Ana Rita

 E o nosso futuro Peregrino, já se planejando para sua caminha por Terras de Santiago de Compostela. Não deixem de apreciar o cuidado que ele tem em se protejar do sol causticante que iríamos enfrentar. Valeu Sílvio, dá próxima até eu vou seguir sua ideia e vou também usar uma melhor proteção sobre minha cabeça.


 E assim seguimos nossa trilha. 

E cada um  levava dentro de si o caminho já meio que traçado em suas mentes e em seus corações.
Alguns gostam de caminhar lado a lado e irem trocando ideias

 

, partilhando suas vidas., contando os acontecimentos da semana, preparando a semana que se inicia
 ou caminhando só, não perdendo nenhum detalhe de toda essa MÃE natureza que nos acompanhou durante todo o nosso percurso.


hora caminhando em fila indiana, pela trilha já formada pelos caminhantes do local



  hora um dando apoio ao outro,

 pois a subida foi dura . Foi ou não foi???

Mas nada que depois de uma longa e maravilhosa subida encontar  Deus que estava lá no auto da montanha nos esperando para nos agraciar com essas explendidas e dignificantes paisagens



 Depois de muito caminharmos, conversarmos, refletirmos, trocarmos ideias, chega a hora mais gostosa...mas primeiro vamos a devoção e nada melhor que terminarmos nossa caminhada com a celebração do Mistério Pascal, presidida brilhantemente por Pe.Gemano SJ, que com carinho agradecemos sua presença e sua disponibilidade em nos agraciar com sua celebração e homilia exemplar. Muito obrigada em nome de todos nós com a esperança que essa seja a primeira de muitas.

na encantadora e aconchegante capela do local onde gentilmente estávamos convidados que fomos por "Fica".
 Trabalho de louvor dos pais de Fica. que peço desculpas não colocar seu nome aqui para não comprometer e para preservar a integridade dessa linda família.

 e como ninguém é de ferro após a celebração nosso churrasco foi explendido e vejam a alegria de todos

Olhem que sorriso de alegria e satisfação e assim estavamos todos, felizes e satisfeitos!
 Olha o Arsênio aí gente!!!! só na administração kkkkkkkk ah coitado
 todos nós felizes e agradecidos
 satisfeitos por tudo ter corrido maravilhosamente bem e com toda tranquilidade.

 Agradecemos a Deus por caminhado ao nosso lado e tudo corrido bem. Melhor creio eu que seria impossível.

até a Bernadete e as sobrinhas estavam felizes "Bernadete tá treinando, para já já ser vovó" Nossas crianças lindas e encantadoras, que Deus as abençoe!

"E FECHANDO COM CHAVE DE OURO ACABO DE LER NO COMENTÁRIO DO FICA "EBA!!!!, EU CREIO TER CONSEGUIDO EXPLICAR COMO COMENTAR"...QUE CAMINHAMOS::..
"Aproveito para anotar que percorremos 15,6 km, uma boa caminhada, ainda mais pensando nos trechos de subida e também de descida com erosões, que exigiram bastante de todos nós. FICA"
MAS ISSO É BOM POR DEMAIS POVO MEU, ESTAMOS SUPERANDO OS OBSTÁCULOS"


 E para terminar deixo aqui uma breve explicação  que Pe.Germano fez na homilia da celebração.
Ele fez menção ao livro de Atos dos apostolo 9,2. E nos falou sobre "OS DO CAMINHO".
daí SURGIU A IDEIA DE INTRODUZIR AO NOME DO GRUPO 

"QUEM NÃO ANDA DESANDA-OS DO CAMINHO-"




No meio do caminho tinha uma pedra...

          Os Atos dos Apóstolos nos mostram que o grupo dos discípulos de Jesus era chamado, no começo, de " o Caminho" (9,2). Esse "Caminho" de discipulado esteve exposto, desde o início, ao conflito e à perseguição. A mensagem cristã - fermento de renovação não só para o Judaísmo, mas para todo o mundo no século I - era vista por muita gente como ameaça a uma série de estruturas, privilégios e legalismos existentes. Isso porque o Espírito Santo que move o cristão não combina com a sede de poder.
          Seguimento de Jesus e apego ao poder andaram sempre se esbarrando na história.
          O anúncio da vontade de Deus exige a denúncia do que está errado, o que envolve incomodar muita gente que já se instalou confortavelmente na injustiça e no pecado. Por isso, o sofrimento, o abandono e a perseguição são o cálice a ser bebido por todo profeta.
          Foi assim com os profetas de Israel, foi assim com Jesus, com os apóstolos, com os mártires de todos os tempos. Muitas vezes, as forças que sufocam o entusiasmo do cristão não vêm de fora da comunidade, mas de dentro, das disputas por grandeza e poder que tanta divisão e tristeza semeiam entre os seguidores de Cristo. As perseguições que se verificam no interior da própria comunidade são as mais dolorosas, porque geralmente acarretam ao discípulo isolamento e solidão.
          Todo momento de conflito deve ser oportunidade de reavaliação para ambos os lados envolvidos. O desejo de poder cega a autocrítica e esteriliza o diálogo. Se há desavenças, é preciso reconhecer com humildade os problemas que as causam. Ser humilde é deitar no chão (húmus) da própria vida e olhar-se como se é.
          O fim do conflito espera um gesto de sincera penitência: que ambos os lados rasguem o coração, conversem francamente, reconheçam seus erros e exageros, se aceitem mutuamente e estejam dispostos a começar uma vida nova. Deus nos ama assim; por que não deveríamos também amar e perdoar generosamente o nosso irmão?
          Entretanto, sabemos que há perseguições muito maiores a que os cristãos podem estar expostos, fora e dentro da Igreja.As vezes, um dos lados é bem mais forte e faz questão de exibir suas garras. Todavia, ninguém é mais forte que Deus:
                              "Quem nos separará

                              do amor de Cristo? Se
                              Deus é por nós, quem
                                 será contra nós?"
                                  (Rm 8,31.35)
          Deus é sempre mais: maior que os inimigos, maior que o pecado, maior que o medo, maior que o abandono, maior que todas as pedras no caminho dos cristãos.
          Ele, sim é o Rochedo no qual a casa da nossa vida deve estar construída e bem alicerçada.
          Momentos de dúvida e de angústia não são propícios para a tomada de decisões importantes. Somente quando, após muita oração, nos reencontramos sob o cuidado de Deus e vemos o caminho que ele abriu para nós - mesmo em meio ao"vale tenebroso" - é que podemos dar os passos na direção da mudança. E nenhum mal temeremos.

Revista ECOANDO formação Interativa com Catequistas - ano VII - nº 28.

Esperamos que todos tenham gostado e agradecemos com carinho a organização e a dedicação do Marcos, do Fica e do Arsênio. que já estão se preparando para organização da próxima caminhada que com certeza será um tremendo sucesso.

Que Deus abençoe a todos nós!
Rô!

 Beijos meus galarea do

"QUEM NÃO ANDA DESANDO-OS DO CAMINHA-"


4 comentários:

  1. Olá, Rô, parabéns pela dedicação. Está ficando cada vez melhor este blog. Aproveito para anotar que percorremos 15,6 km, uma boa caminhada, ainda mais pensando nos trechos de subida e também de descida com erosões, que exigiram bastante de todos nós.

    Fica

    ResponderExcluir
  2. Olá Fica,

    que delícia ver ser comentário e melhor suas informações.
    É isso, para ficar melhor ainda sempre bom ter todas as informações possíveis.
    tomará que todos consigam comentar.
    obrigadão amigo do CAMINHO!
    BEIJOS MEUS!

    ResponderExcluir
  3. Rosane, vc se supera a cada post! Gosto do seu estilo, do humor, da dedicação, além da competência prá montar o blog. Qquer hora quero fazer umas aulas com você...
    Qto ao passeio, só tenho elogios aos organizadores que se esmeraram até nos detalhes e no conforto aos participantes. Aquela melancia geladinha certamente fez a diferença com todo o calor que estava fazendo. Parabéns a todos! Creuza

    ResponderExcluir
  4. Ro

    Demais o blog, cada vez melhor!... Parabéns!
    E onde esta' aquela poesia do Charles Chaplin? Queria copiar.

    Bj Dete

    ResponderExcluir